Logotipo ACIA Online

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Deputado da oposição na Venezuela se reúne com Maia e Eunício em Brasília

O Presidente do Parlamento venezuelano e deputado oposicionista ao regime de Nicolás Maduro, Julio Borges, fez uma visita nesta quarta-feira (8), em Brasília, aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Também nesta quarta está prevista uma reunião de Borges com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, no Palácio do Itamaraty.

Segundo Borges, ele viajou para o Brasil para chamar a atenção dos políticos para a crise no país vizinho.

"Eu disse a eles [Eunício e Maia] que o que vivemos na Venezuela leva a um problema que vai além das fronteiras venezuelanas", afirmou Borges.

Ele afirmou que o país vive problemas de êxodo populacional, narcotráfico e terrorismo, que podem, segundo Borges, afetar também as nações vizinhas.

"Ontem mesmo o presidente do Peru teve que fazer uma mudança na legislação em relação às migrações venezuelanas. Estamos sofrendo um êxodo em toda a região", exemplificou o deputado venezuelano.

Borges pediu o apoio dos políticos brasileiros para ajudar na realização de eleições na Venezuela e em causas envolvendo direitos humanos e presos políticos.

Após a reunião, Maia disse que, na opinião dele, a situação é "grave" e tem "toda a atenção do parlamento brasileiro".

"A nossa intenção, por ideia do próprio presidente Julio é que nós possamos [...] construir entre os parlamentos na América do Sul um ambiente de debate permanente que a gente trate, claro, da região, mas que a gente trate também, de forma firme e contundente, da importância de que a Venezuela possa e deva restituir sua democracia, onde os poderes sejam independentes, sejam respeitados, em que a gente tenha uma situação de normalidade democrática em toda a região da América do Sul", declarou Maia.

O presidente da Câmara disse ainda que pretende aprovar em plenário um documento registrando a situação da Venezuela narrada por Borges.

Por G1, Brasília



<< Voltar

Sede própria, localizada na Rua José Barbosa de Oliveira, 475
Centro - Cassilândia/MS
CEP: 79540-000

Horário de atendimento:
Segundas a Sextas-Feiras, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.

Telefone: (67) 3596-1522
Telefone: (67) 8148-1958
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA