Logotipo ACIA Online

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Petrobras inicia produção no campo de Lapa, no pré-sal de Santos

A Petrobras iniciou na segunda-feira (19) a produção de petróleo e gás natural no campo de Lapa, o terceiro a entrar em operação no pré-sal da Bacia de Santos, depois de Lula e Sapinhoá, informou a estatal em comunicado divulgado nesta terça-feira (20).

A petroleira e parceiros do consórcio BM-S-9 começaram as operações com o navio-plataforma FPSO Cidade de Caraguatatuba, que tem capacidade para processar diariamente 100 mil barris de petróleo e comprimir 5 milhões de metros cúbicos de gás natural, segundo o documento.

FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. São navios-plataforma com capacidade para separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, então, transferi-lo para navios petroleiros, responsáveis pelo transporte do petróleo até o litoral.

O campo de Lapa está localizado na concessão BM-S-9 operada pela Petrobras (45% de participação), em parceria com a BG Brasil, subsidiária da Shell (30%), e com a Repsol Sinopec (25%).

O campo de Lapa está localizado a aproximadamente 270 km da costa do estado de São Paulo, a uma profundidade média de 2.140 metros.



<< Voltar

Sede própria, localizada na Rua José Barbosa de Oliveira, 475
Centro - Cassilândia/MS
CEP: 79540-000

Horário de atendimento:
Segundas a Sextas-Feiras, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.

Telefone: (67) 3596-1522
Telefone: (67) 8148-1958
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA