Logotipo ACIA Online

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Renan diz que não é candidato à presidência do Senado em 2017

O presidente do SenadoRenan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (10) que não é candidato a um novo mandato na presidência do Senado. Ele deu a declaração ao ser questionado por jornalistas se uma eventual reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara poderia abrir um precedente também para o Senado.

“Eu não sou candidato, eu já fui quatro vezes presidente do Senado. Vamos abrir um espaço à renovação”, disse Renan.

O atual presidente da Câmara, eleito em julho após a saída de Eduardo Cunha, estuda uma saída para que possa se candidatar novamente, já que o regimento interno da Casa não permite a reeleição do presidente dentro de mesma legislatura (período entre o início e o fim do mandato de 4 anos).

A ideia é preparar uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara com o argumento de que ocupou uma espécie de "mandato-tampão".

O presidente do Senado afirmou que um parecer jurídico elaborado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso sobre a possível reeleição de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) em 2009, após mandato-tampão, mostra que a tese da reeleição de Maia é viável.

“Ele (Maia) apenas completou o mandato. O parecer do Barroso na tentativa de Garibaldi de se reeleger tem lógica e é absolutamente defensável. Não sei como anda a questão (da candidatura de Maia) do ponto de vista político”, disse.

tópicos:



<< Voltar

Sede própria, localizada na Rua José Barbosa de Oliveira, 475
Centro - Cassilândia/MS
CEP: 79540-000

Horário de atendimento:
Segundas a Sextas-Feiras, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.

Telefone: (67) 3596-1522
Telefone: (67) 8148-1958
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA